Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Emprego & Empreendedorismo

"Trabalho é amor tornado visível." - Khalil Gibran, filósofo/poeta libanês

publicidade
04.06.18

Youth Summit’18 vai realizar-se em Matosinhos


helena margarida

samantha-gades-540984-unsplash.jpg

Matosinhos vai acolher, entre os dias 6 e 8 de junho, a edição de 2018 da Youth Summit, uma iniciativa da Rede Europeia de Segunda Oportunidade (E2C) que conta este ano com a organização conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos e da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos.

O evento, considerado o maior e mais importante encontro de jovens das escolas dos países membros do E2C, incluirá, no dia 6, uma conferência internacional dedicada à educação de segunda oportunidade e às estratégias para a redução do abandono escolar, que terá lugar, a partir das 9h30, nos paços do concelho.

São esperados mais de uma centena de jovens, provenientes de 9 países e 16 organizações internacionais na Youth Summit, assinalando o vigésimo aniversário da criação das escolas de segunda oportunidade. O programa inclui a realização de workshops, encontros de professores, visitas e performances de alunos.

A conferência internacional, que abrirá o evento, vai contar com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e de Édith Cresson, antiga primeira-ministra de França e fundadora da iniciativa europeia de educação de segunda oportunidade. Em debate estarão as experiências nacionais e internacionais destes estabelecimentos de ensino.

As escolas de segunda oportunidade surgiram em 1997, no âmbito de um projeto-piloto da Comissão Europeia que resultou das conclusões do Livro Branco "Ensinar e Aprender: Rumo à Sociedade Cognitiva", coordenado pela então Comissária Europeia da Educação, Édith Cresson. A rede europeia então criada, e que chegou a ser liderada pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, sobreviveu ao corte no financiamento europeu e ao encerramento de muitas escolas de segunda oportunidade, hoje vistas como o embrião de um sistema de ensino mais inclusivo e capaz de prevenir o abandono escolar precoce.

O mais recente relatório da OCDE, “Society at a Glance 2016”, dá conta de que 34% dos jovens portugueses não completam a sua formação secundária, registando Portugal a 3ª maior taxa de desqualificação de jovens em toda a OCDE, só ultrapassada pela Turquia e pelo México. A Câmara Municipal de Matosinhos tem mantido, por isso, o seu apoio à Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, procurando contribuir para a criação em Portugal de uma estratégia coerente de combate ao fenómeno do abandono escolar.

Programa